Formação

O Centro de Estudos Globais mantém ação de formação de estudantes de graduação, visando a sua preparação para estudos avançados. Trata-se de programa de mentoria formado por capacitação em metodologia científica, técnicas de estudo, redação científica e preparação para a vida profissional.

O Centro selecionará até dez estudantes de graduação, de Relações Internacionais e de cursos afins, cursando entre o primeiro e o quinto semestre. Os candidatos atuarão em dedicação exclusiva, com atenção integral ao programa de formação.

No programa, receberão treinamento em técnicas e métodos de pesquisa, redação científica, técnicas de estudo, organização para o trabalho em grupo e preparação para a vida profissional. Após a conclusão do ciclo de formação, os participantes são então alocados, de acordo com os seus interesses e potenciais, em projetos de iniciação científica vinculados às estratégias de investigação em desenvolvimento pelos professores do Centro.

Os participantes do Programa de Formação atuarão também como assistentes dos projetos permanentes desenvolvidos pelo Centro, entre outros:

Uma oportunidade de crescimento acadêmico, profissional e pessoal

A capacitação para estudos avançados é um diferencial na formação de estudantes altamente competitivos, engajados em sua própria formação e determinados a viver a Universidade como uma oportunidade para a construção de perfil profissional de excelência. Além de se constituir em um diferencial na empregabilidade, o engajamento nessas atividades propicia a aquisição de uma visão crítica e sistêmica sobre os temas da nossa agenda de pesquisa, além de formação adicional aprofundada.

Os pesquisadores do Centro de Estudos Globais são profissionais compromissados com a formação profissional e acadêmica da sua equipe e com a sua capacitação para estudos avançados, especialmente em nível de pós-graduação, sendo o foco da ação de formação a capacitação para o Curso de Mestrado em Relações Internacionais da UnB.

Perfil desejado

  • Estudantes matriculados(as) preferencialmente entre o primeiro e o quinto semestre do curso de Relações Internacionais;
  • Capacidade de comunicação oral e escrita em língua inglesa;
  • Capacidade de engajamento produtivo e responsável, com dedicação ao cumprimento de tarefas e prazos;
  • Dedicação exclusiva às atividades do Programa de Formação.