Equipe

O Centro de Estudos Globais é animado por professores e pesquisadores da Universidade de Brasília e de outros centros de formação e de pesquisa no Brasil. Também compõem o grupo pesquisadores visitantes de outros países .

Coordenação

Danielly Ramos

Coordenadora Geral

Professora adjunto do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília - UnB., é doutora em Relações Internacionais pela mesma universidade (2007) e realizou estudos pós-doutorais na George Washington University, Estados Unidos (2015-2016). Foi Professora Visitante na University of Aalborg, Dinamarca, (2017), na Université de Liège (2014) e na Université Libre de Bruxelles (2019), na Bélgica.

Os seus interesses de pesquisa se estendem por Política Externa Brasileira e Política Externa Chinesa, Relações Brasil-China, Relações China - América Latina, BRICS e Estudos Asiáticos.

CV Lattes

Antônio Carlos Lessa

Secretário Geral

Professor Titular de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História, com especialidade em História Internacional, pela Universidade de Brasília (2000), desenvolveu estudos pós-doutorais na Université de Strasbourg (França, 2008-2009) e na University of Illinois at Urbana-Champaign (Estados Unidos, 2015-2016). Foi visiting scholar do Lemann Institute for Brazilian Studies e do Center for Latin American and Caribbean Studies (CLACS) da University of Illinois at Urbana-Champaign, entre 2015 e 2016. É Editor-chefe da Revista Brasileira de Política Internacional - RBPI e de Meridiano 47 - Journal of Global Studies. Pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Os seus interesses de pesquisa se relacionam com os temas das Relações Internacionais do Brasil Contemporâneo.

CV Lattes

Pesquisadores Plenos

Ana Flávia Granja e Barros

Professora Associada da Universidade de Brasília no Instituto de Relações Internacionais desde 2002. Doutora em Relações internacionais - Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne). Coordenadora da Pós-graduação desde 2016. Senior Research Fellow e Membro da Ocean Task Force da Rede Earth System Governance. Desenvolveu estudos pós-doutorais Centre d'Etudes et de Recherches Internationales et Communautaires da Universidade Aix Marseille (França) , 2000. Foi Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB de 2008 a 2014. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

As suas áreas de interesse são governança global dos oceanos, Antártica, BRICS, Agenda 2030 e política externa brasileira .

CV Lattes

Cristina Yumie Aoki Inoue

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003). É Professora Associada do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília desde 1997. Foi Visiting Fellow da School of Global Environmental Sustainability, Colorado State University (20176-2017) e Visiting Scholar no International Human Dimensions Program on Global Environmental Change, United Nations University (IHDP-UNU), Bonn (2009). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Desenvolve pesquisas relacionadas, principalmente, aos seguintes temas: política ambiental global, com foco em governança do clima e da biodiversidade, cooperação internacional para o desenvolvimento, Amazônia, governança global, sociedade civil e redes transnacionais.

CV Lattes

Eduardo Viola

Professor titular, aposentado, de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Doutor em Ciência Política, USP (1982), desenvolveu estudos pós-doutorais em economia política internacional na Universidade de Colorado (1990). Pesquisador 1 B do CNPq. Foi professor visitante das Universidades de Stanford, Notre Dame, Colorado, Amsterdam, Texas at Austin e San Martin.

As suas áreas de pesquisa são Globalização e Governabilidade, Segurança Internacional, Teoria das Relações Internacionais, Economia Política Internacional, O Sistema Internacional no Antropoceno e Mudança Global do Clima, Geopolítica Global da Energia e transição global para uma economia de baixo carbono. Brasil em Perspectiva Comparada, Política Externa do Brasil.

CV Lattes

Haroldo Ramanzini Júnior

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília, é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade de Harvard entre 2017 e 2018. É Professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Secretário Executivo Adjunto da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Membro da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI) e Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Atua principalmente nos seguintes temas: Política Externa Brasileira, Análise de Política Externa, Instituições Internacionais, Regionalismo e Cooperação Sul-Sul.

CV Lattes

Henrique Altemani de Oliveira

Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília, é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1988). Foi Professor na Universidade de Brasília, pesquisador Visitante no Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é , Coordenador do Grupo de Estudos Ásia Pacífico, Membro da Red de Estudios de América Latina y el Caribe sobre Asia del Pacífico (REDEALAP). Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Externa Brasileira, Segurança Estratégica, Ásia Pacifico, Japão e China.

CV Lattes

Rodrigo Pires de Campos

Professor Adjunto da Universidade de Brasília, com atuação no Instituto de Relações Internacionais (IREL) e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM). Doutor em Desenvolvimento Internacional pela Graduate School of International Development, Nagoya University, Japão, com estudos pós-doutorais (em andamento) na Universidade de Kobe, Japão. É membro fundador do Grupo de Pesquisa de Ásia e América Latina, no IREL. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais,

Os seus temas de interesse são cooperação internacional; cooperação para o desenvolvimento internacional; saúde global e diplomacia da saúde; novas epistemologias em Ciências Sociais e Humanas; gestão de conhecimentos em processos de internacionalização de micro e pequenas empresas.

CV Lattes

Rogério de Souza Farias

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília, é Doutor em Relações Internacionais pela mesma universidade (2012). Pós-doutorado dna Universidade de Chicago (2014-2017). Foi visiting scholar do Lemann Institute for Brazilian Studies e associate do Center for Latin American Studies da Universidade de Chicago (2014-2016). Tem experiência na área de Política Externa Brasileira, Análise de Processo Decisório e Negociações Comerciais Multilaterais. Trabalhou na Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) em 2005. Como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) atuou no MDIC, no MPOG e na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Atualmente está lotado no Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais da Fundação Alexandre de Gusmão (IPRI/FUNAG).

Os seus temas de interesse são História da Política Externa Brasileira e História Internacional.

CV Lattes

Vânia Carvalho Pinto

Professora Associada do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, é Doutora em Ciência Política/Relações Internacionais pela Universidade de Hildesheim (Alemanha), com estudos pós-doutorais nas Universidade de Brasília (2010) e de Coimbra (2017). Foi Professora Visitante na Universidade de Coimbra em Portugal (2014) e Pesquisadora Visitante no Conselho Supremo para Assuntos da Família em Sharjah nos Emirados Árabes Unidos (2007-2008), e no Gulf Research Center (2007), em Dubai. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Os seus interesses de pesquisa incluem finanças e feminismo em Portugal e na Suécia, respectivamente. Paralelamente, interessa-lhe também a inter-relação entre gênero e política internacional, especificamente o nexus entre status internacional, feminismo e anti-feminismo.

CV Lattes